OPEx

Observatório de
Política Exterior

O Observatório de Política Exterior (OPEx) é um projeto interinstitucional de informação semanal executado por grupos acadêmicos de Brasil, Argentina e Uruguai. Criado em 2003, o OPEx dedica-se à produção de informes semanais contendo as notícias de Política Externa de jornais de grande circulação dentro dos países englobados pelo projeto, além de informes mensais com análises.


Sobre o OPEx

Criado em 2003, por iniciativa da Profa. Dra. Suzeley Kalil Mathias, que o coordenou até 2014, o OPEx dedica-se à produção de informes semanais contendo as notícias de Política Externa de jornais de grande circulação nos países englobados pelo projeto, além de informes mensais com análises.

O projeto é integrado por alunos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Franca (UNESP) e de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), integrantes do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), sob a coordenação da Profa. Érica Winand e do Prof. Dr. Eduardo Mei, responsável pelo Observatório de Política Exterior do Brasil (OPEB) e pelo Observatório de Política Exterior da Venezuela (OPEV); o Grupo de Estudos Comparados em Política Externa e Defesa (COPEDE/GEDES-SE), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), responsável pelo Observatório de Política Exterior do Paraguai (OPEP); a Universidad Nacional de Rosario, Argentina, responsável pelo Observatório de Política Exterior da Argentina (OPEA); e o Programa de Relaciones Internacionales de la Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República, Uruguay, responsável pelo Observatório de Política Exterior do Uruguai (OPEU).

Informes

Integrantes - Informe Brasil

  • Profa. Dra. Érica Alexandre Winand – UFS
  • Prof. Dr. Eduardo Mei – UNESP
  • Profa. Dra. Bárbara Motta –  UFS
  • Dra. Lívia Peres Milani – PPG RI San Tiago Dantas 
  • Guilherme Paul Berdu – PPG RI San Tiago Dantas