GECEF

Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro

Cenarizando o futuro para atuar no presente

Sobre o grupo

Um grupo de estudos e pesquisa que se propõe a produzir impacto social

O Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro (GECEF) é vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e à Universidade Estadual Paulista (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI e Faculdade de Ciência Humanas e Sociais – FCHS). Coordenado pelo Prof. Dr. Samuel Alves Soares, o Grupo desenvolve projetos de cenarização sobre temas de relevância para a sociedade.

Utilizamos uma metodologia de elaboração de cenários baseada na escola francesa de prospectiva, que foi adaptada e desenvolvida pela nossa equipe a partir de anos de experiência. Consideramos a elaboração de cenários como uma ferramenta para a reflexão sobre o futuro e a construção de substrato para a tomada de decisão no presente. Nossa abordagem se fundamenta na compreensão da agência humana como força motriz dos processos sócio-políticos.

Assim, nos propomos a contribuir para processos de tomada de decisão em diferentes setores, buscando contribuir para debates acerca de questões de interesse público. O trabalho de cenarização permite um planejamento estratégico mais eficiente em múltiplas áreas – política, defesa e segurança, desenvolvimento tecnológico, economia, educação, saúde, infraestrutura, energia -, ajudando a produzir decisões com melhores efeitos práticos e maiores retornos sociais.

As atividades do Grupo incluem desenvolvimento de projetos e elaboração de cenários; oferta de cursos de capacitação; realização de eventos, workshops e palestras para difusão de conhecimento; e desenvolvimento de pesquisas sobre cenários e estudos de futuro.

O GECEF está registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2005.

sobre cenários

O que são cenários?

Cenários consistem em enredos fictícios, mas fundamentados, que visam explorar diferentes configurações que o futuro pode assumir. A elaboração de cenários parte de uma análise profunda do objeto de estudo, que permite a identificação das forças motrizes do setor. A partir da coleta de informações ampla e profunda, buscamos identificar tendências e incertezas para o futuro, bem como refletir sobre possibilidades de rupturas significativas. A compreensão sistemática do objeto é essencial para a construção e formulação das diferentes cenas.

O objetivo dos cenários não é prever o futuro. Todas as cenas elaboradas são ficções. O objetivo dos cenários é propor reflexões sobre os diferentes futuros que podem ser construídos a partir das decisões tomadas no presente. Neste sentido, exploramos quais processos podem nos levar aos futuros desejáveis, e como podemos evitar os futuros indesejáveis. Refletimos também sobre as consequências que diferentes mudanças ou rupturas no contexto podem produzir. 

Os cenários são, portanto, acima de tudo, uma ferramenta para a ação.

Entre em contato

Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Logo-gedes-unesp