GECeP

Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos

Cenarizando o futuro para atuar no presente

Sobre o grupo

Um grupo de estudos e pesquisa que se propõe a produzir impacto social

O Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos (GECeP) é vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e à Universidade Estadual Paulista (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI e Faculdade de Ciência Humanas e Sociais – FCHS). Coordenado pelo Prof. Dr. Samuel Alves Soares, o Grupo desenvolve projetos de cenarização sobre temas de relevância para a sociedade.

Utilizamos uma metodologia de elaboração de cenários baseada na escola francesa de prospectiva, que foi adaptada e desenvolvida pela nossa equipe a partir de anos de experiência. Consideramos a elaboração de cenários como uma ferramenta para a reflexão sobre o futuro e a construção de substrato para a tomada de decisão no presente. Nossa abordagem se fundamenta na compreensão da agência humana como força motriz dos processos sócio-políticos.

Assim, nos propomos a contribuir para processos de tomada de decisão em diferentes setores, buscando contribuir para debates acerca de questões de interesse público. O trabalho de cenarização permite um planejamento estratégico mais eficiente em múltiplas áreas – política, defesa e segurança, desenvolvimento tecnológico, economia, educação, saúde, infraestrutura, energia -, ajudando a produzir decisões com melhores efeitos práticos e maiores retornos sociais.

As atividades do Grupo incluem desenvolvimento de projetos e elaboração de cenários prospectivos; oferta de cursos de capacitação; realização de eventos, workshops e palestras para difusão de conhecimento; e desenvolvimento de pesquisas sobre cenários prospectivos e estudos de futuro.

O GECeP está registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2005.

sobre cenários

O que são cenários?

Cenários prospectivos consistem em enredos fictícios, mas fundamentados, que visam explorar diferentes configurações que o futuro pode assumir. A elaboração de cenários prospectivos parte de uma análise profunda do objeto de estudo, que permite a identificação das forças motrizes do setor. A partir da coleta de informações ampla e profunda, buscamos identificar tendências e incertezas para o futuro, bem como refletir sobre possibilidades de rupturas significativas. A compreensão sistemática do objeto é essencial para a construção e formulação das diferentes cenas.

O objetivo dos cenários prospectivos não é prever o futuro. Todas as cenas elaboradas são ficções. O objetivo dos cenários é propor reflexões sobre os diferentes futuros que podem ser construídos a partir das decisões tomadas no presente. Neste sentido, exploramos quais processos podem nos levar aos futuros desejáveis, e como podemos evitar os futuros indesejáveis. Refletimos também sobre as consequências que diferentes mudanças ou rupturas no contexto podem produzir. 

Os cenários prospectivos são, portanto, acima de tudo, uma ferramenta para a ação.

Entre em contato

Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Logo-gedes-unesp