Produção

O futuro da universidade pública e da ciência no Brasil em 2040

O inquietante contexto de progressiva e sistemática redução dos recursos destinados às universidades públicas e à pesquisa científicas no Brasil, assim como os ataques à legitimidade e credibilidade da produção científica e à autonomia das universidades brasileiras, levaram o Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro (GECEF), em julho de 2020, a questionar: qual será a situação das universidades públicas e da ciência no Brasil em 2040?

Em defesa da cooperação: quatro cenários sobre cooperação em Defesa no entorno estratégico do Brasil até 2048

Projeto desenvolvido entre 2012 e 2018, originou-se do Projeto Pró-Estratégia, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sob coordenação geral do Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre, com a colaboração de inúmeras instituições parceiras. As quatro cenas elaboradas tratam da cooperação em defesa no entorno estratégico brasileiro.

O futuro da América do Sul: Cenários prospectivos como uma ferramenta para a reflexão e para a ação

Artigo publicado na revista Pensamiento Propio, v. 26, n. 53

Este artigo tem por objetivo apresentar a ferramenta de elaboração de cenários prospectivos como um instrumento útil e relevante para a reflexão sobre o mundo político e as relações internacionais do Brasil. Iniciamos o artigo com algumas ponderações sobre a pertinência da área de conhecimento denominada de “estudos de futuro”. Em seguida, apresentamos a metodologia empregada pelo Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro. Nas duas seções subsequentes, discutimos de forma resumida dois projetos desenvolvidos pelo grupo: o primeiro se refere à integração regional sul-americana, e o segundo se refere ao ambiente de segurança e defesa regional em que o Brasil está inserido. Por fim, encerramos o artigo com algumas reflexões sobre o que os cenários nos dizem acerca do ambiente político brasileiro, como um alerta para os caminhos danosos que estamos trilhando. E concluímos apontando a necessidade de que o governo brasileiro empreenda uma revisão e uma reformulação profunda das políticas que têm sido adotadas nas áreas de cooperação internacional e de defesa.

Texto para discussão – IPEA 

TD 2443 – Alcances, Limites e Antinomias de Métodos e Técnicas em Cenários Prospectivos

O objetivo central deste texto para discussão (TD), elaborado por membros do GECEF, é apresentar um levantamento bibliográfico acerca de métodos e técnicas de prospectiva, com o propósito de atualizar o debate e colocar em evidência as abordagens mais contemporâneas da área. Ao cuidar de revisitar os métodos e as técnicas, notou-se a pertinência de uma breve incursão nos aspectos epistemológicos dos estudos prospectivos.

Colaboração – Brasil 2035: cenários para o desenvolvimento

O GECEF contribuiu para a elaboração de estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O capítulo 15 do relatório final, intitulado Cenas – paz, defesa e segurança internacional, resultou de oficina realizada em 2016, nas dependências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e foi redigido por membros da nossa equipe.

Do Eldorado à selva: cenários da integração sul-americana até 2030

Projeto desenvolvido pelo Grupo de Elaboração de Cenários no início dos anos 2010, e publicado em 2014. Esta obra traça quatro possíveis cenários para a integração da América do Sul no ano de 2030, sendo dois cenários favoráveis e dois desfavoráveis em relação à perspectiva da integração sul-americana.

Manual do Mundo

Projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes de graduação do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro no curso de Relações Internacionais da UNESP. Iniciado em 2016, o trabalho consiste na produção de um manual de atualidades para estudantes de cursinhos populares da região do município de Franca e de outros campi da UNESP. Os materiais abordam assuntos passíveis de indicação a tema de redação do ENEM, além de abordarem questões dos vestibulares mais visados pelos estudantes. O objetivo primordial do grupo no desenvolvimento do projeto é ampliar a acessibilidade dos estudos e do consequente ingresso na universidade pública, em busca de uma maior democratização do conhecimento.

Entre em contato

Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Logo-gedes-unesp