Dossiê de Conflitos Contemporâneos

Apresentação

O Dossiê de Conflitos Contemporâneos é uma publicação quadrimestral que se propõe como um espaço para a compreensão, contextualização e categorização de conflitos armados nacionais, transnacionais e internacionais da contemporaneidade, visando a divulgação ampla da realidade dos conflitos para a comunidade acadêmica e científica, bem como para outros setores da sociedade. O Dossiê é fruto do trabalho de pesquisa realizado pelos membros do Observatório de Conflitos, um projeto do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), coordenado pelo Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre e Prof. Dr. Eduardo Mei, e executado por uma equipe de mestrandos/as e doutorandos/as do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais ‘San Tiago Dantas’ (Unesp, Unicamp, PUC-SP). 

As produções publicadas no Dossiê atentam-se ao conflitos  tradicionais em curso e aos fenômenos chamados de “novas guerras” a partir dos anos 1990, contribuindo para a difusão do conhecimento sobre os conflitos contemporâneos e fornecendo uma base descritiva e analítica sobre o estágio atual da violência aberta no mundo.

Pesquisadores/as, professores/as, especialistas e demais interessados/as em publicar suas produções na publicação quadrimestral do Dossiê de Conflitos Contemporâneos, que não tenham vínculo com o Observatório de Conflitos ou com o GEDES, são bem-vindos/as e deverão encaminhar seus textos para o e-mail observatoriodeconflitos.gedes@outlook.com. O Dossiê recebe contribuições em fluxo contínuo e a coordenação do Observatório de Conflitos reserva-se o direito de aceitar ou reprovar as propostas recebidas. Os arquivos que não estiverem de acordo com as Diretrizes de Publicação do Dossiê serão devolvidos aos/às autores/as antes da avaliação temática. 

Chamada: Volume 2, número 3, jun./set. 2021​

A equipe editorial do Dossiê de Conflitos Contemporâneos chama textos para uma edição temática sobre operações de paz e intervenções humanitárias.

O Dossiê espera receber artigos analíticos, que contenham a descrição de características fundamentais como o histórico dos conflitos, o tipo de violência empregada e a importância dos eventos na análise realizada. Os textos devem estar em acordância às nossas normas de publicação.

Os manuscritos devem ser enviados até o dia 02 de agosto de 2021 e serão submetidos ao processo de revisão editorial e avaliação cega usual do dossiê. Esta edição será publicada como o volume 2, número 3 do Dossiê, referente ao período de junho a setembro de 2021. 

Confira o edital completo clicando aqui.

Entre em contato

Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Logo-gedes-unesp