Chamada de artigos

Autoria

  1. São permitidos no máximo 2 autores/as por proposta. Pelo menos um dos autores/as deve fazer parte de um programa de pós-graduação stricto ou lato sensu, ou já obter título de pós-graduação. Alunos de graduação são bem-vindos, desde que em colaboração com pós-graduandos/as ou pós-graduados/as.
  2. O/A autor/a deverá indicar seu nome completo, além de titulação, vínculo institucional e endereço eletrônico, que deverão constar em nota de rodapé colocada junto ao nome.

Fluxo de Publicação e Avaliação

A seleção dos artigos para publicação considera a contribuição do autor sobre conflitos internacionais, a originalidade do tema, qualidade do texto e observância editorial. 

A avaliação do trabalho obedece o seguinte fluxo:

  1. O Dossiê de Conflitos Contemporâneos é uma publicação quadrimestral. Cada volume contará com, no máximo, 10 artigos publicados;
  2. Os interessados em publicar no Dossiê poderão submeter o artigo, em qualquer período do ano, para o e-mail  observatoriodeconflitos.gedes@outlook.com
  3. A seleção dos artigos levará em conta a adequação aos critérios do Dossiê de Conflitos Contemporâneos, presentes nas Diretrizes para Publicação.

Declaração de Direito Autoral

Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concordam em conceder ao Dossiê de Conflitos Contemporâneos o direito de primeira publicação, de modo a permitir o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Dossiê.

Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação oficial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).

Diretrizes

1. O arquivo deverá ser enviado em formato .doc ou .docx;
2. Os títulos e possíveis subtítulos devem ser curtos (máximo 15 palavras no total, incluindo título e subtítulo), precisos e claros, com todas as letras em negrito e maiúsculo. 
3. O artigo deverá conter entre 5 e 8 laudas/páginas, incluindo referências; 
4. O texto pode ser escrito em português, espanhol ou inglês, de maneira corrida, sem subdivisões como introdução e conclusão;
5. Não é necessário a apresentação de resumo e/ou abstract;
6. O arquivo deverá seguir as regras da ABNT, em especial: margem padrão, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e papel A4.
7. Deverá ser utilizado o sistema de notas de rodapé explicativas, para informações que o autor considere importante complemento ao corpo do texto principal. As notas de rodapé também deverão conter citações, caso sejam obtidas através de alguma bibliografia.
8. As citações deverão obedecer às regras da ABNT, sem utilização de hiperlinks, conforme diretrizes abaixo:
a. Sistema autor-data. Autor (data) OU (AUTOR, data).
b. Documentos sem autoria: a primeira palavra do título deve estar em maiúsculo, desde que não seja um monossílabo como preposição ou artigo, seguido de reticências, seguido da data. Caso a primeira palavra seja um monossílabo, a palavra seguinte também deverá estar em maiúsculo. Por exemplo: A ONU…, 2020; PAÍSES…,2020. 
9. As referências deverão obedecer às regras da ABNT e devem se limitar àquelas citadas no artigo e em ordem alfabética, com fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e alinhadas à esquerda, conforme os modelos abaixo:
a. Para artigos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, volume e número do periódico, intervalo de páginas, ano da publicação. Se for online, adicionar: Disponível em: endereço de acesso sem grifo e preto. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.
b. Para livros: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
c. Capítulo de livros: SOBRENOME, Nome do autor da parte. Título completo da parte. In: SOBRENOME, Nome do(s) autor(es) ou responsável(is). Título completo da obra no todo em negrito. Número de edição.  Local: Editora, data, número da página inicial-número da página final da parte referenciada.
d. Jornal, Revistas e sites eletrônicos com identificação de autoria: SOBRENOME, Nome. Título completo do artigo. Título completo do jornal, revista ou site em negrito. Data de Publicação. Disponível em: endereço de acesso sem grifo e preto. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.
e. Jornal, Revistas e sites eletrônicos sem identificação de autoria: TÍTULO completo do artigo com a primeira palavra em maiúsculas e artigos ou monossílabos que a antecederam também. Título completo do jornal, revista ou site em negrito. Data de Publicação. Disponível em: endereço de acesso sem grifo e preto. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.
f. Documentos e relatórios publicados por Organizações e Instituições, como ONU, ACNUR, etc.: SIGLA da organização ou instituição em maiúsculo. Título completo do documento em negrito. Data de Publicação. Se for online, adiciona: Disponível em: endereço de acesso sem grifo e preto>. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.
g. Monografia, Dissertação e Teses: Autoria(s). Ano de depósito. Número do total de folhas f. Título completo em negrito. Tipo de trabalho acadêmico (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso). Nome completo da instituição de ensino, Local, ano de aprovação/defesa.
10. O artigo deverá conter uma imagem e sua fonte logo abaixo do título. Gráficos, quadros e tabelas são permitidos, desde que o texto não ultrapasse o limite de 8 laudas/páginas;
a. Todas as imagens deverão sempre conter o nome legível do autor e a indicação da fonte completa de onde foi extraído/a;
b. Indicação de domínio público para imagens que sejam livres de direitos autorais, nos termos do artigo 44 da Lei nº 9.610/1998;
c. Para a utilização de imagens extraídas de endereços eletrônicos, deverão ser observadas permissões de uso e licença, devendo conter minimamente permissão de reprodução para uso não comercial. Imagens reproduzidas a partir de livros e demais fontes físicas deverão conter a fonte completa, seguindo os padrões ABNT descritos no item 9;
d. A utilização de gráficos e tabelas deverá observar as mesmas regras descritas nos itens a, b e c acima, salvo se forem de desenvolvimento próprio do autor, indicando, contudo, as fontes das informações obtidas.
11. O/A autor/a se compromete a revisar os dados antes da submissão para publicação, de forma a garantir maior atualidade possível dos dados apresentados;
12. O/A autor/a se compromete com a originalidade do texto e declara que seu trabalho não foi publicado ou está sob avaliação para publicação em outro periódico ou qualquer outra plataforma, sob risco de rejeição da proposta por plágio.

Entre em contato

Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Logo-gedes-unesp