roxo

Nota de repúdio ao assédio sexual e à violência política de gênero sofrida pela deputada estadual Isa Penna (PSOL/SP)

O Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), comprometido com as pautas de respeito à democracia e à igualdade de gênero, vem a público, por meio desta nota, repudiar o assédio sexual e a violência política de gênero sofrida pela Deputada Estadual Isa Penna (PSOL/SP), que ocorreu na Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, no dia 16 de dezembro de 2020.

As ações empreendidas pelo Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania) demonstram e reafirmam uma crença, que deve ser desconstruída recorrentemente, de que os homens possuem direitos sobre os corpos femininos, aos quais podem ter acesso sem a necessidade de consentimento. Ações como essas, que vão desde abusos físicos, como o que a Deputada vivenciou, até outras práticas mais veladas, como tentativas de silenciamento das vozes das mulheres, são recorrentes nos ambientes domésticos e públicos. Como caso específico, tratou-se de uma agressão a todas as mulheres e uma mostra dissimulada e aviltante de poder e desrespeito, uma tentativa de humilhação que buscou minorar a importância da atuação da Deputada Isa Penna no espaço público e deslegitimá-la enquanto agente político.

Por acreditar que este tipo de conduta deve ser combatido em toda a sociedade, não podendo ser tolerada, principalmente, por parte daqueles que professam a representação e defesa dos interesses da cidadania, demandamos que as devidas medidas legais sejam tomadas contra o Deputado Estadual Fernando Cury. A violência de gênero – em todos os espaços (público e doméstico) e formas (física, psicológica, patrimonial, política) – deve ser combatida por todos e cada um dos cidadãos, em especial, pelas autoridades e aqueles que foram eleitos para representar brasileiros e brasileiras.

O Deputado Fernando Cury não nos representa!

 

Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES)

19 de dezembro de 2020

compartilhe este post