roxo

Nota de repúdio ao assédio sexual e à violência política de gênero sofrida pela deputada estadual Isa Penna (PSOL/SP)

O Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), comprometido com as pautas de respeito à democracia e à igualdade de gênero, vem a público, por meio desta nota, repudiar o assédio sexual e a violência política de gênero sofrida pela Deputada Estadual Isa Penna (PSOL/SP), que ocorreu na Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, no dia 16 de dezembro de 2020.

As ações empreendidas pelo Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania) demonstram e reafirmam uma crença, que deve ser desconstruída recorrentemente, de que os homens possuem direitos sobre os corpos femininos, aos quais podem ter acesso sem a necessidade de consentimento. Ações como essas, que vão desde abusos físicos, como o que a Deputada vivenciou, até outras práticas mais veladas, como tentativas de silenciamento das vozes das mulheres, são recorrentes nos ambientes domésticos e públicos. Como caso específico, tratou-se de uma agressão a todas as mulheres e uma mostra dissimulada e aviltante de poder e desrespeito, uma tentativa de humilhação que buscou minorar a importância da atuação da Deputada Isa Penna no espaço público e deslegitimá-la enquanto agente político.

Por acreditar que este tipo de conduta deve ser combatido em toda a sociedade, não podendo ser tolerada, principalmente, por parte daqueles que professam a representação e defesa dos interesses da cidadania, demandamos que as devidas medidas legais sejam tomadas contra o Deputado Estadual Fernando Cury. A violência de gênero – em todos os espaços (público e doméstico) e formas (física, psicológica, patrimonial, política) – deve ser combatida por todos e cada um dos cidadãos, em especial, pelas autoridades e aqueles que foram eleitos para representar brasileiros e brasileiras.

O Deputado Fernando Cury não nos representa!

 

Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES)

19 de dezembro de 2020

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário