Artigos
Dossiê ERIS: 60 Anos do Golpe Militar no Brasil
Dossiê ERIS: O Conflito Israel-Palestina
El conflicto entre los bloques se amplió a África Occidental
Terra incógnita: a identidade nacional russa pós-dissolução da URSS
A Ásia Central Pós-Soviética: 32 anos depois
Não há segurança, tampouco humanitarismo, na Faixa de Gaza
As relações Rússia-Otan (1991-2023): um breve panorama histórico
Uma tragédia anunciada: os ataques à Faixa de Gaza e o genocídio palestino
Desnacionalización Estratégica – Ley ómnibus, defensa nacional y ajuste fiscal
Quien dependa de Elon Musk perderá su autonomía
O setor de Defesa no novo PAC brasileiro
Todo mundo quer um cisne negro
La Dinámica Política De Un Mundo Multipolar
A atuação da Microsoft no Brasil e as relações Brasil – EUA*
90 segundos para o fim do mundo e a carência de disposição à cooperação
Sobre o ERIS
Porque estamos pensando e refletindo sobre os focos de tensão e conflitos internacionais, nomeamos nosso blog em uma alusão à deusa grega da discórdia, Éris.
ERIS foi concebido pelo Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) como um espaço para divulgação de reflexões sobre os temas de Defesa e Segurança Internacional. Porque estamos pensando e refletindo sobre os focos de tensão internacional e os conflitos que afligem o mundo, nomeamos nosso blog em uma alusão à deusa grega da discórdia, Éris. Segundo a Teogonia de Hesíodo, Éris era a mãe das desgraças, e seu pomo da discórdia foi a semente da Guerra de Troia. Mas nem sempre a discórdia é negativa. Em homenagem a Éris, a prática argumentativa empregada no debate filosófico dos sofistas foi denominada de erística. De fato, a disputa de ideias está no cerne do esforço de reflexão em qualquer ambiente de pesquisa e de análise. Assim também é no GEDES, onde prezamos a diversidade de opiniões e de vozes. ERIS é, então, um espaço para expressarmos essa diversidade e promovermos o diálogo.
Todos os artigos publicados no ERIS expressam unicamente a opinião de seus autores. Eles não representam a opinião dos editores ou da equipe do ERIS, do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), ou das instituições associadas ao GEDES. Os/as autores/autoras devem assegurar que o conteúdo das contribuições não possua nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório.
Publique conosco
O ERIS tem uma política de envios abertos para a seção de Artigos. Nosso convite para apresentação de conteúdo está aberto o ano todo, em fluxo contínuo. As submissões devem estar dentro do escopo do blog, seguir as diretrizes aos autores e ser enviadas para: contato.gedes@gmail.com.
Os autores, ao submeterem artigos para publicação no ERIS, concordam em ter seus textos publicados sem qualquer forma de remuneração.
Escopo do blog:
Nossos artigos versam sobre temas contemporâneos de relevância para as agendas de defesa e de segurança internacional. Os artigos devem ser curtos e incluir referências para os dados, acontecimentos e bibliografia que forem mobilizados pelos autores. Buscamos atender a leitores de diversas áreas, incluindo aqueles sem qualquer conhecimento prévio sobre defesa, segurança e Relações Internacionais, então esperamos que todos os nossos contribuidores utilizem linguagem clara e acessível. Se você não tiver certeza se seu texto se encaixaria em nosso perfil, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Diretrizes para os autores:
- O Eris recebe textos em fluxo contínuo e as edições são publicadas quadrimensalmente;
- Os textos devem ter em média 8000 caracteres com espaços e a linguagem deve ser clara e objetiva;
- Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês;
- As referências devem ser inseridas ao longo do texto, preferencialmente por meio de hiperlinks;
- Recomendamos que o argumento central ou o objetivo do texto seja enunciado no início, de preferência no primeiro parágrafo, como forma de guiar a linha de raciocínio e facilitar a compreensão;
- No parágrafo final, é importante que os autores resgatem as críticas e o argumento central;
- Os autores devem incluir sua formação acadêmica e filiação institucional ao final do texto;
- Não há restrições relativas à formação, são aceitos textos de mestres, doutores, graduandos, pós-graduandos e pessoas já graduadas.
- Pedimos que seja enviada uma opção de imagem para a capa do texto no site. A imagem deve ser de licença livre e o autor deve incluir hiperlink para a mesma. Os websites Wikimedia Commons e Flickr são boas bases de dados, que compilam imagens creative commons;
- Ficamos agradecidos quando os autores enviam um parágrafo de resumo do texto e destacam uma citação do mesmo para a divulgação nas mídias sociais.
- Os/as autores/autoras devem assegurar que o conteúdo das contribuições não possua nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório.