Artigos

Sobre o ERIS

Porque estamos pensando e refletindo sobre os focos de tensão e conflitos internacionais, nomeamos nosso blog em uma alusão à deusa grega da discórdia, Éris.

ERIS foi concebido pelo Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) como um espaço para divulgação de reflexões sobre os temas de Defesa e Segurança Internacional. Porque estamos pensando e refletindo sobre os focos de tensão internacional e os conflitos que afligem o mundo, nomeamos nosso blog em uma alusão à deusa grega da discórdia, Éris. Segundo a Teogonia de Hesíodo, Éris era a mãe das desgraças, e seu pomo da discórdia foi a semente da Guerra de Troia. Mas nem sempre a discórdia é negativa. Em homenagem a Éris, a prática argumentativa empregada no debate filosófico dos sofistas foi denominada de erística. De fato, a disputa de ideias está no cerne do esforço de reflexão em qualquer ambiente de pesquisa e de análise. Assim também é no GEDES, onde prezamos a diversidade de opiniões e de vozes. ERIS é, então, um espaço para expressarmos essa diversidade e promovermos o diálogo.

Todos os artigos publicados no ERIS expressam unicamente a opinião de seus autores. Eles não representam a opinião dos editores ou da equipe do ERIS, do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), ou das instituições associadas ao GEDES. Os/as autores/autoras devem assegurar que o conteúdo das contribuições não possua nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório.

Publique conosco

O ERIS tem uma política de envios abertos para a seção de Artigos. Nosso convite para apresentação de conteúdo está aberto o ano todo, em fluxo contínuo. As submissões devem estar dentro do escopo do blog, seguir as diretrizes aos autores e ser enviadas para: contato.gedes@gmail.com.

Os autores, ao submeterem artigos para publicação no ERIS, concordam em ter seus textos publicados sem qualquer forma de remuneração.

Escopo do blog:

Nossos artigos versam sobre temas contemporâneos de relevância para as agendas de defesa e de segurança internacional. Os artigos devem ser curtos e incluir referências para os dados, acontecimentos e bibliografia que forem mobilizados pelos autores. Buscamos atender a leitores de diversas áreas, incluindo aqueles sem qualquer conhecimento prévio sobre defesa, segurança e Relações Internacionais, então esperamos que todos os nossos contribuidores utilizem linguagem clara e acessível. Se você não tiver certeza se seu texto se encaixaria em nosso perfil, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Diretrizes para os autores:

  • O Eris recebe textos em fluxo contínuo e as edições são publicadas quadrimensalmente;
  • Os textos devem ter em média 8000 caracteres com espaços e a linguagem deve ser clara e objetiva; 
  • Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês;
  • As referências devem ser inseridas ao longo do texto, preferencialmente por meio de hiperlinks;
  • Recomendamos que o argumento central ou o objetivo do texto seja enunciado no início, de preferência no primeiro parágrafo, como forma de guiar a linha de raciocínio e facilitar a compreensão; 
  • No parágrafo final, é importante que os autores resgatem as críticas e o argumento central; 
  • Os autores devem incluir sua formação acadêmica e filiação institucional ao final do texto; 
  • Não há restrições relativas à formação, são aceitos textos de mestres, doutores, graduandos, pós-graduandos e pessoas já graduadas.
  • Pedimos que seja enviada uma opção de imagem para a capa do texto no site. A imagem deve ser de licença livre e o autor deve incluir hiperlink para a mesma. Os websites Wikimedia Commons e Flickr são boas bases de dados, que compilam imagens creative commons;
  • Ficamos agradecidos quando os autores enviam um parágrafo de resumo do texto e destacam uma citação do mesmo para a divulgação nas mídias sociais. 
  • Os/as autores/autoras devem assegurar que o conteúdo das contribuições não possua nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório.

 

Logo-gedes-unesp